O drywall, pode ser definido como um sistema de construção a seco composto por perfis, tratamento acústico (lã mineral – Isover) e placas de gesso inventadas em 1916 nos Estados Unidos e consiste em uma placa de gesso pré-fabricada, encapada com papelão ou fibra de vidro e que pode ser fixada em estruturas de aço galvanizado para construção de casas e até mesmo prédios. Construções em drywall são muito mais leves, mais baratas e mais rápidas do que as construções de alvenaria, por isso elas têm se popularizado bastante aqui no Brasil.
Na arquitetura, o drywall pode ser utilizado como um recurso de design para criar paredes e tetos personalizados. É de rápida instalação e modificação e, por isso, se tornou o queridinho nas reformas e transformações rápidas.
MENOR DESPERDÍCIO
Construção em alvenaria desperdiça muito material, não é mesmo? Nas construções em drywall isso não acontece. O desperdício não passa de 5% contra 25% dos sistemas tradicionais e os resíduos podem ser reciclados. A precisão maior na hora de construir as estruturas, além de evitar a compra de material excedente, evita também o acúmulo de entulho. Economia na hora da compra e do descarte.
CONSTRUÇÃO RÁPIDA COM ALTA PRODUTIVIDA
Dois instaladores são capazes de produzir cerca de 30m² de drywall em apenas um dia. Em duas horas a parede está pronta para receber o acabamento.
LEVEZA
O sistema Drywall pode ser até 6 vezes mais leve do que a construção tradicional (alvenaria) oferecendo uma redução significativa de carga na estrutura.
MANUTENÇÃO RÁPIDA E FÁCIL
Executar reparos nas placas é um processo muito mais simples. A tarefa não gera desperdício de materiais, pois não há necessidade de reconstruir a parede.
FLEXIBILIDADE DE LAYOUT
As paredes em drywall dão total liberdade de criação, se adequando perfeitamente a qualquer layout planejado, com a vantagem de ter uma execução muito mais simples e limpa.