Uma estrutura tem como finalidade primordial resistir às cargas que lhe são aplicadas, com estabilidade, segurança e durabilidade.
Inspecionar, avaliar e diagnosticar as patologias da construção são atividades muito solicitadas no ramo da construção civil. Esta atividade compreende a análise das deteriorações de edifícios ou obras de engenharia civil com diversos desafios técnicos e construtivos.
Serão examinadas suas causas, origens e mecanismos para que possa determinar o diagnóstico. Acresça-se a isto que, com toda a estrutura pronta e em funcionamento, a solução deve ser compatível com a recuperação e/ou o reforço estrutural e a estrutura terá de permanecer em funcionamento durante a operação. Além disso, por trás de uma patologia, há sempre várias causas e uma mesma causa gera diversos sintomas de degradação da estrutura.
Por fim, quando falamos em cálculo estrutural, precisamos ter em vista sua função, que além de identificar as cargas atuantes (já existentes ou que serão construídas), há que se combinar as que ocorrem de forma simultânea, isolada ou excepcional (ex.: incêndio, explosão, etc.), e em que proporção essa combinação pode ocorrer.